Trocas e Devoluções
CONDIÇÕES DE DEVOLUÇÃO
 
A mercadoria deverá retornar nas mesmas condições em que foi entregue, ou seja, lacres intactos, embalagem original em perfeitas condições e completa com todos os manuais, acessórios e quaisquer outros itens que façam parte do produto.
 
É importante ressaltar que a caixa do produto também deve ser preservada em perfeitas condições, isto é, a embalagem não pode estar danificada ou violada.
 
Esclarece-se que o produto NÃO PODE TER SIDO USADO.
 
 
 
1.0 Situações Possíveis de Retorno da Mercadoria
 
Existem quatro hipóteses em que a mercadoria pode ser devolvida:
 
A. Produto avariado 
B. Erro Operacional. Produto em desacordo com o pedido.
C. Desistência da compra (Prazo de 07 dias – Conforme art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. O produto deverá ser devolvido nas mesmas condições no qual foi entregue, ou seja, lacrado e sem nenhum sinal de uso. A devolução por arrependimento só será aceita dentro destas condições.)
D. Produto com defeito técnico ou de fabricação.
OBS: Todas as devoluções deverão ser previamente autorizadas pela HLG.
 
 
 
 A) Produto Avariado
 
O cliente deverá ficar atento no ato da entrega, recusando imediatamente o produto ou a embalagem que estiver sido avariada no transporte, devendo então entrar em contato com o nosso atendimento, no prazo máximo de 48 horas.
Solicitações de avaria não serão aceitas fora do prazo.
A troca por outro produto igual ao descrito em sua nota de compra, será efetivada somente após o recebimento e análise das condições do produto devolvido.
Constatada qualquer divergência como ausência de avaria, indícios de mal uso ou ausência de acessórios, a HLG fica isenta de aceitar a devolução e fazer a troca, podendo reenviar o produto ao cliente sem prévia consulta.
Portanto, para sua segurança, certifique-se no ato da entrega se o produto foi avariado durante o transporte.
Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatadas as condições do mesmo, a HLG enviará um novo produto ao cliente.
 
 
B) Produto em desacordo com o pedido
 
Caso o cliente detecte no ato da entrega que o produto encomendado e o produto adquirido são diferentes, ele deverá recusar a entrega imediatamente.
Caso a encomenda seja aceita sem observação da descrição, o prazo para entrar em contato com o nosso atendimento será de 48 horas.
Solicitações fora desse prazo não serão aceitas, pois será considerado que o consumidor aceitou o produto enviado.
Constatado qualquer desacordo, como ausência de divergência entre o produto adquirido e produto entregue, indícios de mal uso ou ausência de manual/acessórios, a HLG fica isenta de aceitar a devolução e fazer a troca, podendo reenviar o produto ao cliente sem prévia consulta por frete a pagar.
Portanto, para sua segurança, certifique-se no ato da entrega se o produto entregue é igual ao produto adquirido.
Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatadas as perfeitas condições do mesmo, a HLG enviará o produto correto ao cliente.
 
 
C) Desistência da Compra
 
Na hipótese de desistência da compra, conforme previsto no Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078 de 11/Set/1990), restrita apenas às compras efetuadas pelo site da HLG, o cliente terá a opção de devolver a mercadoria no prazo de até 07 dias corridos a contar da data de recebimento.
O cliente deverá enviar uma cópia da nota de compra (Pessoa Física), descrevendo no verso, o motivo de sua solicitação de devolução.
O cliente irá receber uma restituição no valor dos produtos, desde que esteja dentro do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.
A restituição do valor será providenciada somente após o recebimento e análise das condições do produto devolvido.
A HLG terá o prazo de 30 dias corridos após o recebimento do produto devolvido para:
1- Inserir crédito no valor do produto, incluindo eventual valor do frete, o qual o cliente poderá utilizar para adquirir qualquer outro produto.
2- Estornar o valor do produto, incluindo eventual valor do frete, observando que:
a- Em compras pagas no cartão de crédito, o estorno ocorrerá em até 2 (duas) faturas subsequentes. Este procedimento é de inteira responsabilidade da operadora de cartão de crédito.
b- Em compras pagas através de boleto bancário, a restituição será efetuada via depósito, transferência, TED ou ordem de pagamento na conta corrente indicada pelo cliente. 
Caso fique constatado que o cliente não cumpriu com as condições de devolução, o mesmo será devolvido sem prévia comunicação por frete a cobrar.
 
 
D) Devolução de produtos com defeito
 
Em até 7 dias do recebimento, na hipótese do produto apresentar defeito de fabricação, o produto deverá retornar à HLG para manutenção e/ou troca. 
É o exercício da garantia em si, portanto, é necessário que o defeito apresentado seja comunicado oficialmente à HLG dentro do respectivo prazo estabelecido para cada produto, conforme descrito na guia de compra.
A partir do recebimento da mercadoria, a HLG terá o prazo de 30 dias (conforme art. 18 CDC) para efetuar testes para confirmação do defeito apontado.
O cliente será contatado o mais breve possível no sentido de lhe informar o resultado dos testes e a previsão de disponibilidade do produto reparado ou trocado.
Lembramos que, conforme o CDC/art18, a HLG tem um prazo de 30 dias corridos para a solução do problema apresentado.
Se até o final desse prazo a HLG não tiver condições de consertar ou repor, o cliente poderá optar entre:
1. Solicitar a restituição do valor pago pelo produto;
2. Trocar por um produto novo;
 
 
D.1) Custos de Envio de Produtos Defeituosos 
 
Todos os custos de transporte do produto entre HLG e cliente são de responsabilidade do cliente, exceto no caso em que a HLG lhe reenvia um produto que comprovadamente apresentou defeito de fabricação e que foi consertado, de acordo com as cláusulas deste Termo de Garantia.
Neste caso, a modalidade de envio será decidida pela HLG, cujo prazo de entrega geralmente varia de 3 a 25 dias úteis dependendo da região.
Assim sendo, produtos que não apresentarem defeito, não terão seu frete de retorno pagos pela HLG.
Caso o cliente tenha urgência no reenvio ele pode solicitar a modalidade de frete expresso, arcando, porém, com os custos de postagem adicionais.
Por isso é importante que o cliente tenha certeza de que o produto adquirido apresenta defeito.
 
 
1.1) Autorização para Devolução
 
Autorização de postagem  ou instrumento de habilitação de postagem (IHP):
 
A autorização de postagem é um documento enviado pela HLG para que o cliente faça a devolução do produto sem custos. 
Em que situações se aplicam o uso do IHP:
Produto avariado.
Produto em desacordo com o pedido.
Produto com defeito
O IHP para devolução do produto tem prazo de validade de 7 dias, sendo este o prazo máximo e não renovável para postagem do produto nos Correios ou Trasportadora.
Caso o produto não seja recebido neste prazo, a autorização perde seu efeito e um novo instrumento deverá ser requerido.
Como obter a autorização para retorno de mercadoria
O cliente poderá solicitar troca ou devolução através do e-mail handgoodsbrasil@gmail.com 
Qualquer que seja o motivo do retorno da mercadoria, esta deverá regressar à HLG com todos os componentes, na embalagem original, tendo o protocolo de autorização e remetente facilmente visíveis na parte exterior da embalagem.
Esclarecemos que no caso de devolução por defeito no produto, mesmo sendo a solicitação realizada dentro do prazo previsto para devolução por arrependimento da compra, a HLG reserva-se o direito de providenciar o conserto do produto, caso fique comprovado que o item foi utilizado.
 
 
FORMA DE REMESSA    
 
A remessa deve ser feita através dos Correios ou transportadora dependendo do caso.
O produto deve ser remetido diretamente à Oficina da HLG.
A HLG não se responsabiliza pela retirada nos Correios ou em outros locais. 
 
 
 
 
HLG - HAND LEATHER GOODS
 
ORGANIZAÇÕES NATURE TREE
 
E-mail: handgoodsbrasil@gmail.com
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